Vimos anteriormente a divisão dos compartimentos dos líquidos corporais em extracelular e intracelular. Vamos analisar agora a composição química desses fluidos.
O fluido intracelular apresenta uma composição semelhante em todas as células, com uma concentração relativamente alta de íons potássio, magnésio, fosfato e sulfato, em comparação com o fluido extracelular.
Por outro lado, o fluido extracelular possui uma concentração relativamente alta de íons sódio, cálcio, cloreto e bicarbonato, em comparação com o intracelular.
Além disso, a concentração de proteínas no fluido intracelular é maior do que no extracelular. No ambiente extracelular, o plasma sanguíneo apresenta uma concentração maior de proteínas em comparação com o líquido intersticial.
Apesar das diferenças na concentração de íons, a pressão osmótica é praticamente igual em ambos os compartimentos.
Fontes Bibliográficas:
- McCann ME, Greco C, Matthes K. Essentials of Anesthesia for Infants and Neonates. New York, NY: Cambridge University Press, 2018.
- Gropper MA. Miller’s Anesthesia. 9. Ed. Philadelphia, PA: Elsevier, 2020.
- Hall JE. Tratado de Fisiologia Médica. 12a ed. São Paulo: Elsevier, 2011.
- Stoelting RK, Flood P, Rathmell JP, Shafer S. Manual de Farmacologia e Fisiologia na Prática Anestésica. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.