Se o seu filho precisa passar por uma anestesia, é normal que você, mãe ou pai, esteja preocupado. Fiquem tranquilos! Vou explicar tudo de forma clara para ajudar vocês a entenderem cada passo e se sentirem mais confiantes.
O que é anestesia infantil e como funciona?
A anestesia é um recurso médico que permite realizar procedimentos sem dor, promovendo conforto e segurança. Ela funciona bloqueando temporariamente as sensações do corpo, e é sempre planejada pelo anestesiologista, o médico especializado nessa área. Existem vários tipos de anestesia e o anestesiologista irá determinar a mais segura e indicada para o seu filho, com base em fatores como a idade, o tipo de cirurgia e o histórico de saúde.
Preparação para anestesia infantil: tudo o que você precisa saber
1. Avaliação pré-anestésica
O preparo anestésico para a cirurgia começa com a avaliação pré-anestésica. É o momento de vocês conhecerem o anestesiologista. Não esqueçam de levar todos os exames do seu filho. O profissional conversará com vocês sobre a saúde da criança, incluindo alergias, medicamentos em uso e histórico de doenças, realizará um exame físico voltado para a anestesia, e avaliará os exames. É uma conversa para garantir que tudo ocorra bem. Aproveitem esse momento para tirar todas as dúvidas e se tranquilizarem.
2. Jejum
O jejum é essencial para evitar complicações, como refluxo durante a anestesia, garantindo a segurança do seu filho durante o procedimento. O tempo ideal de jejum será determinado pelo seu médico. Sigam essas orientações.
3. Converse com seu filho
Dependendo da idade, vale explicar o que vai acontecer. Explique que a anestesia infantil é como um sono tranquilo: ‘Você vai dormir e, quando acordar, já estará tudo pronto!’ Isso ajuda a diminuir o medo.
Chegou o dia da cirurgia: o que fazer?
Não esqueça de levar toda a documentação de identificação da criança e dos pais ou responsável e toda a documentação médica. Cheguem com antecedência.
Antes de entrar no centro cirúrgico, alguns hospitais optam por administrar algum remédio calmante oral na criança. Mas isso irá depender do protocolo de cada hospital. A vantagem é a criança entrar no centro cirúrgico mais tranquila e muitas vezes sonolenta o que gera menos trauma no paciente.
O que acontece durante o procedimento?
O inicio da anestesia varia de acordo com a técnica escolhida pelo anestesiologista. Mas, geralmente, começa com uma anestesia inalatória. A criança respira em uma máscara, como se fosse uma inalação, porém, há uma anestésico nessa ar e, em poucos minutos, a criança estará dormindo, Apenas depois disso, tem início as próximas etapas da anestesia, como punção venosa, bloqueios com anestésicos locais para redução da dor, intubação, dentre outros. Claro que tudo isso dependerá do tipo de cirurgia e da técnica escolhida pelo anestesista.
Durante o procedimento, o anestesiologista estará o tempo todo ao lado do seu filho, monitorando batimentos, respiração e tudo mais. Enquanto esperam, saibam que a equipe estará dedicada ao conforto e à segurança do seu filho.
O que esperar após a anestesia infantil?
Após o procedimento, seu filho será transferido a uma sala de recuperação anestésica, ainda dentro do centro cirúrgico. Ele pode estar sonolento ou, em alguns casos, um pouco agitado — isso é normal e esperado. Ele só será liberado da sala de recuperação quando estiver bem, com respiração estável, sem dor ou náuseas. Depois disso, ele será encaminhado para um leito de enfermaria ou apartamento onde ficará na companhia dos pais até receber alta hospitalar.
Anestesia em crianças é segura?
Sim, a anestesia infantil é muito segura! Hoje, contamos com tecnologias avançadas e anestesiologistas altamente capacitados para garantir a melhor experiência para o seu filho.
Se tiverem mais dúvidas, não hesitem em perguntar ao médico de vocês. Lembre-se: a equipe médica estará sempre ao seu lado para garantir a segurança do seu filho!